Volta às aulas 2022: Prepare-se para o novo ano letivo!

A volta às aulas é um momento muito esperado pelos alunos e pode gerar um pouco de ansiedade e nervosismo. Retomar o ano letivo pode causar diferentes emoções, mas há maneiras de diminuir os desafios; e nós, Direção, professores e colaboradores do Pallotti-CAAR, estamos prontos para receber os nossos estudantes em 2022!

A organização é peça-chave para manter a calma e o foco, por isso separamos algumas dicas para você organizar o seu retorno letivo em 2022.

Redefina sua rotina

Normalmente, nas férias, você não se preocupa tanto com horários, o que não está nada errado, afinal, as férias são um momento para descansar. Mas com o retorno das aulas, é preciso reorganizar o cronograma e criar uma rotina que se adeque ao ano letivo que irá iniciar.

Seja otimista

Parece uma dica simples, no entanto ela é muito importante! Este período de recomeço pode gerar insegurança e manter-se otimista vai fazer com que você queira aproveitar ao máximo o semestre que está começando.

Não faça cobranças desproporcionais

O início do ano letivo não deve ser considerado um sacrifício. Redefinir a rotina e criar metas é importante, no entanto se você não conseguir fazer isso no início, está tudo bem também!

Manter a organização vai ajudar com que você sinta menos ansiedade, já que saberá o que tem que fazer com antecedência e, consequentemente, irá realizar as atividades com mais tranquilidade. Busque estratégias diferenciadas de estudo a fim de melhorar seu desempenho escolar. Caso julgue necessário, solicite apoio junto aos seus professores e no setor de Orientação Educacional.

Apoio Familiar

Além dessas dicas, vale ressaltar que a presença familiar é essencial na rotina escolar dos estudantes. A família, enquanto base de amparo e suporte, tem o papel de dar apoio, acompanhar, incentivar e demonstrar interesse pelo desenvolvimento escolar dos filhos. Manter um diálogo de forma franca e sem julgamentos, pode estabelecer um vínculo muito especial.

A educação nos permite uma visão de mundo, de sociedade e assim possibilita uma intervenção de cada um(a) na construção da realidade. Por isso, o ensino precisa ser assumido por gestores, educadores, alunos e famílias de forma consciente, interativa e responsável.

Cuidado com o Próximo

O retorno das aulas está próximo, a saudade é grande, porém alguns cuidados ainda são necessários em 2022, como uso de máscara, constante higienização das mãos, cuidado no transporte escolar e/ou coletivo, convivência responsável com os amigos sem o compartilhamento de objetos e o uso individual da garrafinha.

Tenham todos um excelente ano letivo junto aos seus filhos e que estes, com muita alegria e cuidado, desfrutem do espaço escolar. Juntos prosseguiremos nossa caminhada educacional e em defesa da saúde coletiva.

Publicado em: 17/02/2022