Construção de uma Cultura de Paz

Prezada Comunidade Escolar do Colégio Pallotti

A construção de uma Cultura de Paz é essencial para garantir a segurança e a tranquilidade de todos em uma sociedade. Dessa forma, devemos trabalhar para promover valores e comportamentos que auxiliem na prevenção de conflitos e violência e que incentivem a cooperação, a tolerância e o respeito mútuo.

Assim, diante da repercussão nas redes sociais sobre possíveis ameaças de atos de violência em instituições de ensino, de forma geral, nosso Colégio reitera, neste comunicado, as medidas de segurança; bem como informa que estamos atentos às orientações das autoridades competentes, em parceria com a Brigada Militar e a Promotoria da Educação de Santa Maria.

Ressaltamos ainda que desde o dia 10 de abril a Equipe de Gestão, professores e funcionários estão orientados a redobrar a atenção no que diz respeito a qualquer situação que possa trazer riscos à integridade física e emocional de nossas crianças e jovens.

Informamos que os recursos e as medidas de segurança que o Colégio Pallotti tem adotado até o momento, são os seguintes:

1) Nosso sistema de catracas com reconhecimento facial está em pleno funcionamento desde o início do ano letivo de 2023;

2) A portaria do Colégio está orientada a não permitir o acesso a quem não tem cadastramento biométrico ou não esteja portando documento de identidade. Mesmo neste último caso a orientação é para que somente seja liberado o acesso do visitante a partir do acompanhamento deste ao seu destino por meio do setor da secretaria ou outro funcionário do Colégio. Caso estejam todos ocupados o visitante deverá aguardar ou voltar mais tarde;

3) Os acessos ao Colégio são restritos à entrada pelo portão principal;

4) Atualmente contamos com monitoramento eletrônico em todos os ambientes da Escola;

5) Coordenação de turno, equipes de apoio pedagógico e administrativo transitam o dia todo, pelo Colégio, contribuindo com o monitoramento e cuidados necessários ao bom funcionamento do Pallotti- CAAR.

A partir de reuniões com a Equipe de Gestão e de sugestões feitas pelas famílias nestas últimas semanas, a Direção do Colégio comunica que providências estão sendo tomadas para reforçar a segurança. Algumas destas medidas, no entanto, necessitam tempo e análise de custos para a sua total implantação:

1)   Construção de uma guarita e colocação de portão e portaria próxima ao Turno Inverso;

2)   Presença de um segurança no pátio interno da instituição;

3)   Melhoria na iluminação e adaptação de espaços para realização de atividades extracurriculares; bem como ampliação do horário da portaria do Colégio.

Além dessas medidas, SOLICITAMOS às famílias que confiram as mochilas dos seus/suas filhos/filhas, para que nenhum objeto estranho ao material escolar, supondo defesa, seja trazido para o Colégio; e, orientem seu/sua filho(a) a manter-se dentro das dependências do Colégio até a chegada do responsável ou a chegada da Van Escolar.  Salienta-se ainda a importância do uso constante do uniforme, pois este ajuda na identificação de nossos alunos.

Estamos interagindo com os órgãos competentes, para atualização das informações e adoção de outras medidas, caso se façam necessárias. O momento exige do Colégio, dos pais/responsáveis e familiares, o equilíbrio e a tranquilidade que os alunos precisam enxergar em todos, para seguirem confiantes.

A Direção do Pallotti–CAAR está sempre aberta ao diálogo com a comunidade escolar e orienta o agendamento de horário para tratar qualquer tema relacionado à instituição.

Que Deus e São Vicente Pallotti estejam conosco!

Fraterno Abraço!

A Direção