TURNO INVERSO

Aqui a Educação começa cedo e a todo o momento!

O contra turno está se tornando uma tendência na educação formal moderna, devido às mudanças de rotina no cotidiano das famílias. E esta realidade também veio fazer parte do nosso contexto. Em 2011, foi criado o turno inverso no Colégio Antônio Alves Ramos para atender às solicitações de algumas famílias. Desde a criação, a equipe responsável pelo turno inverso preocupa-se em construir um espaço não apenas para trabalhar o pedagógico como forma de continuidade dos conteúdos de sala de aula, mas em desenvolver metodologias diversificadas, a fim de que os alunos aprendam além do reforço escolar.

Os alunos que fazem parte do projeto turno inverso permanecem na escola durante dois turnos. Em um turno cumprem atividades curriculares e no contra turno ficam em um ambiente semelhante a uma casa, com espaços propícios para aprendizagens pedagógicas, culturais, recreativas e socioafetivas.

Objetivos:

• - Atender as necessidades das famílias nos dias atuais;
  • - Ocupar o tempo das crianças com atividades adequadas que permitirão desenvolver suas habilidades;
  • - Contribuir no aprendizado e construção do conhecimento dos alunos;
  • - Oferecer um espaço seguro e agradável para os alunos no turno inverso ao das aulas.

Para dinamizar a rotina do Turno Inverso a cada dia são oferecidas atividades, além do acompanhamento para as tarefas:

• Jardinagem;
  • Horta;
  • Culinária;
  • Recreação;
  • Teatro;
  • Contação de Histórias;
  • Incentivo à leitura;
  • Oficinas de artes com materiais recicláveis;
  • Trabalhos artísticos;
  • Informática;
  • Brincadeiras ao ar livre;
  • Momentos de convivência e partilha.

Funcionamento:

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, seguindo o calendário escolar e respeitando recessos e férias escolares. O horário de atendimento é das 12h às 18h45min.

Almoço:

No horário do almoço os pais podem levar o filho para casa, trazer o almoço ou agendar com antecedência (refeitório da Sociedade Vicente Pallotti) para que o almoço seja servido na escola.

Lanche:

Os alunos podem optar por trazer o lanche de casa ou comprar na escola, se preferirem.