Dicas: Como organizar a rotina e o que fazer no período de suspensão das aulas?

Senhores pais e/ou responsáveis!

Estamos diante de um cenário mundial, o qual não estávamos preparados. Este é um momento de cuidado, vigília, empatia, paciência, responsabilidades e muito AMOR. É pensando nessas palavras que gostaríamos de colaborar com as vivências que irão se deparar a partir de agora, adequando momentos em que estarão com maior frequência na presença de seus filhos. Esse tempo precisa ser mágico, encantador e feliz, mesmo diante de tantas atribuições que lhes cabem.

Com a pretensão de contribuir, os setores de Orientação Educacional e Serviço de Orientação Psicológica do Pallotti Colégio Antônio Alves Ramos, lhes oferece algumas sugestões:

- Evite expor a criança ao excesso de informação, pois isso pode gerar ansiedade e estresse;

- Converse com a criança sobre o que está acontecendo de forma que ela possa compreender. O diálogo ajuda a criança a entender a situação que está vivenciando, pensar possibilidades diante das circunstâncias e encontrar recursos psíquicos para passar por este período de maneira adequada.

- Estimule a criança falar sobre seus sentimentos e pensamentos diante do cenário atual. Compartilhar o que pensa e sente ajuda a aliviar a dor, promove o autoconhecimento e possibilita o desenvolvimento de estratégias adequadas para lidar com a situação. Auxilia a aceitar e superar a situação, lidar com as perdas e elaborar os lutos.

- Estabeleça uma rotina com atividades diversificadas durante o dia que contemple brincadeiras e estudos. A rotina ajuda a criança a entender o que esperar daquele ambiente e isso faz com que ela se sinta segura. Vocês podem fazer um horário das atividades, utilizando imagens, desenho e muita criatividade.

🔹Horário de descanso:

-Respeite o horário do sono: Importante para o crescimento e desenvolvimento da criança. Evite que seu filho(a) fique até muito tarde acordado, assistindo televisão e/ou manuseando celular ou tablet. Estipule horário para o seu soninho.

🔹Alimentação:

- Estimule seu filho a ter uma alimentação saudável. Ele pode auxiliá-lo no preparo da alimentação e vocês podem cozinhar juntos!

🔹Esporte:

- Os médicos estão alertando para a importância da prática de atividades físicas, mesmo em casa.

🔹Higiene:

- Estimule a higiene de maneira lúdica e divertida, pois o importante no momento é o cuidado com a higiene.

🔹Realização das atividades oferecidas pelos professores:

-Seu filho tem potencial para realizar suas tarefas sozinho, mas necessita a supervisão de um responsável.

🔹Momentos de recreação:

-Crie e incentive brincadeiras diferentes como: construir brinquedo com material reciclado, fazer objetos com massinha de modelar, jogos de tabuleiro, construir cabaninha com lençol, brincadeira de caça ao tesouro, corda, bola, entre outras. O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional para a criança. Através do brincar ela compreende o mundo à sua volta, aprende regras, experimenta diferentes funções, identificada diversas possibilidades, resolver seus conflitos, estabelece relações afetivas, elabora sua autonomia e expressa seus sentimentos.

⚠LEMBRE-SE: O mais importante É A QUALIDADE do tempo que você dedica ao seu/sua filho(a) E NÃO A QUANTIDADE de tempo.

🔹Tempo dedicado a tecnologia:

-Evite que seu filho(a) fique muito tempo em frente à televisão ou no manuseio do celular ou tablet. Segundo pesquisas o tempo ideal diário para a criança estar em contato com a tecnologia é no máximo duas horas.

🔹Estimule a leitura, escrita e o desenho:

- Leitura e escrita enriquecem o vocabulário, grafia, estimula a criatividade, imaginação, interpretação e senso crítico.

- O desenho é uma forma da criança expressar seus sentimentos, comunicar o que está pensando, e sentindo. A partir do desenho a criança desenvolve o autoconhecimento, a coordenação motora, a criatividade.

- Diante do desafio de ficar em casa, as crianças podem produzir desenhos, textos, poemas, livros de história e diário, depois podem compartilhar com os colegas e professores.

😁Escreva para Equipe e compartilhe conosco como vocês estão se sentindo, o que vocês estão pensando e o que vocês estão fazendo em casa. Gostaríamos muito de receber desenhos, fotos e textos dos nossos queridos alunos.

Criamos um e-mail para que a família possa nos escrever e compartilhar conosco as suas vivências: colegiopallotti.emcasa2020@yahoo.com

Ficamos à disposição para maiores orientações. Mesmo longe, estamos perto.

Mari Ione de Lima Lencina

Orientadora Educacional