ATIVIDADES ESCOLARES
Em função do momento que estamos vivenciando, a 3ª Edição do Concurso Cultural Pallotti teve uma proposta diferente. Enquanto nas outras edições o evento era relacionado ao aniversário do Colégio, neste ano, o tema da Jornada Literária “Nas asas da literatura, um olhar sobre vida”, foi a inspiração para o desenvolvimento dos trabalhos do Concurso. O objetivo principal se manteve, pois ainda se buscou o envolvimento dos alunos numa gincana literária e artística, incentivando a produção de textos, vídeos e desenhos temáticos.
As categorias propostas nos anos anteriores também foram reformuladas. Em 2020, cada Ano, desde o NA ao 3º ano do Ensino Médio, trabalhou com uma proposta específica, portanto a premiação será organizada de forma que cada Ano Escolar tenha 2 vencedores. Neste ano, contaremos com o apoio do Lanchão Hambúrgueres Santa Maria para a premiação do concurso.
Educação Infantil
NA
*Escolher e confeccionar um personagem das literaturas infantis trabalhadas durante a Jornada Literária (ARCA DE NINGUÉM, DO JEITO QUE VOCÊ É E O CHÁ DAS MARAVILHAS).
*Utilizar materiais alternativos: Meia, sucata, caixas, papéis ou outros materiais.
NB
*Confecção do personagem LAGARTA AZUL.
*O desafio foi a utilização de materiais alternativos como meia, sucata, caixas, papéis ou outros materiais.
Anos Iniciais:
1º ano
De acordo com literaturas já trabalhadas, e enfatizando a história “O aniversário da Bruxa Kika”, da escritora Léia Cassol, a proposta foi confeccionar um “Bolo Falso de Aniversário” para comemorarem as suas VIDAS!
A atividade deverá ser realizada com a família e o desafio é a utilização de materiais alternativos como, por exemplo: sucata, caixas, papéis, tampinhas, lantejoulas ou outros materiais. Após a confecção, a família deverá fazer uma foto.
2º ano:
Os alunos deverão confeccionar uma televisão para apresentar uma boa notícia, através da produção de vídeos.
3º ano:
Durante o período da Jornada Literária os alunos dos terceiros anos realizaram a leitura de imagens de obras de alguns artistas brasileiros, e fizeram a releitura da obra de Tarsila do Amaral, O Vendedor de Frutas, através de desenhos.
4º ano:
A partir da temática da Jornada Literária, os alunos produziram estrofes criadas sobre a “vida”, “saudade da rotina escolar”, “recursos naturais” e “amigos.”
5° ano
Durante a Jornada Literária, os alunos trabalharam com o Livro “As Viagens de Gulliver”. A proposta para o concurso Cultural foi reproduzir uma das cenas dos capítulos desta obra, através de foto ou vídeo.
Anos Finais
6º ano:
A proposta do trabalho desenvolvido para o Concurso Cultural foi dividida em duas etapas. A 1ª etapa da atividade, consistiu em trabalhar a criatividade dos alunos através da reescrita dos clássicos da literatura infantil (Chapeuzinho Vermelho de Charles Perrault), (Cinderela de Daisy Fisher), (João e Maria de Jacob Grimm) entre outros. Após, realizaram a reescrita dessa história, adaptando-a à realidade atual.
A 2ª etapa consistiu na gravação de um vídeo contando a história reescrita, adaptando-a à realidade atual. A mesma poderia ser apresentada em forma de dramatização, teatro de sombras, podcast, ebook, criação de um livro ilustrado ou de acordo com a criatividade de cada aluno.
7º ano:
A 1ª etapa da atividade desenvolvida pelo 7º ano consistiu em trabalhar a criatividade dos alunos por meio da produção de uma paródia de uma música selecionada pelos próprios alunos. A seleção da música, os alunos elaboraram a parte escrita da paródia, levando em consideração o ritmo da música. O tema do trabalho e o teor (crítico, reflexivo, cômico, etc.), ficou a critério dos alunos.
A 2ª etapa consistiu na gravação de um vídeo de até 2 minutos cantando a paródia produzida. A apresentação do vídeo também ficou a critério dos alunos: eles poderiam fazer um clipe, uma animação, um áudio cantando, entre outros.
8º ano:
Durante o primeiro trimestre, na disciplina de Redação, os alunos do oitavo ano do Pallotti-CAAR produziram contos de ficção científica, além de ilustrações e montagens sobre um futuro distante em que as pessoas tinham acesso a uma impressora capaz de desenvolver a tecnologia de impressão de tecidos e órgãos em 3D. A partir desses trabalhos, idealizou-se o projeto da criação do E-book com a união desses contos em um livro digital.
9º ano:
Após a leitura da narrativa “Ciumento de Carteirinha”, de Machado de Assis, os alunos do 9º ano do Pallotti-CAAR realizaram uma releitura desse texto literário, através da confecção de Histórias em Quadrinhos. O trabalho interdisciplinar foi desenvolvido nas aulas de Português e Redação.
Ensino Médio
O projeto de escrita " Linhas da vida " foi desenvolvido no intuito de atividade para a Jornada Literária de 2020, objetivando trabalhar a escrita de textos do gênero crônica, a partir da análise e reflexão sobre a crônica "Trem bala", dá escritora Martha Medeiros.
Agradecemos a participação das famílias, alunos e professores. Todos os trabalhos desenvolvidos ficaram belíssimos. Todos os alunos estão de parabéns!
PREMIAÇÃO: Dia 11 de agosto - DIA DO ESTUDANTE
Publicado em: 10/08/2020
Na noite do dia 4 de outubro, a Reunião de Formação dos professores do Pallotti-CAAR aconteceu no Auditório da FAPAS e contou com a presença do Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, que palestrou sobre "Pacto Educativo Global".
Continuar lendo...Conforme comunicado da Direção a respeito do retorno às aulas, o início do ano letivo de 2021 no Colégio acontecerá de forma híbrida. Ou seja, parte dos alunos da turma terá aula presencial enquanto a outra terá atividades remotas / domiciliares.
Continuar lendo...Este ano estamos nos reinventando devido à necessidade do distanciamento social. Por isso, a Gincana Estudantil no dia 26 de setembro (sábado letivo no nosso calendário) acontecerá de forma on-line. Confira as primeiras 4 tarefas!
Continuar lendo...