Fale direto pelo whatsapp! Clique aqui... Fale direto pelo whatsapp! Clique aqui...

Colégio Pallotti celebra 60 anos de atuação educacional no mês de abril

*Texto publicado na Edição de Abril da Revista Rainha dos Apóstolos

Autor: Pe. Alexsandro Miola

O mês de abril para o Pallotti – Colégio Antônio Alves Ramos é sempre muito especial, pois é o mês do aniversário da nossa Instituição. No dia 28 do referido mês, o Colégio Pallotti completa 60 anos de atuação educacional. Vale destacar que esta data tem como referência o abril de 1961 quando o então Patronato Agrícola Antônio Alves Ramos passa a ser Ginásio Industrial.

A existência do Patronato remonta o ano de 1910 quando um grupo de benfeitores, capitaneados pelo Pe. Caetano Pagliuca e o Sr. Antônio Alves Ramos, começaram a articular a construção de um ambiente que pudesse acolher meninos órfãos e pobres, a exemplo do trabalho que já era realizado na cidade com as meninas pelo Abrigo São Vicente de Paula.

A proposta aos poucos foi tendo a adesão de outras pessoas e anos depois foi dado início a obra. As primeiras notícias do Patronato foram registradas pelo jornal Diário do Interior. No dia 11 de setembro de 1927, domingo, o referido jornal dizia o seguinte: “Hoje, às 15 horas, será lançada solenemente a pedra fundamental desse futuro estabelecimento de educação e caridade. O ato será efetuado pelo Exmo. Sr. Bispo, Dom Ático Eusébio da Rocha, devendo falar, por essa ocasião, o Dr. Astrogildo de Azevedo”.

A solenidade de Inauguração do Patronato aconteceu no dia 17 de março de 1929. Na ocasião muitas pessoas estiveram presentes oriundas de todas as classes sociais: autoridades civis, militares e eclesiásticas, famílias e enorme massa popular. Desde o início das atividades a finalidade da obra era: “servir, amar, educar para a formação integral”. No início eram, aproximadamente, vinte crianças, todas provenientes de famílias carentes ou órfãs; as quais eram atendidas num regime de internato, com aulas de formação intelectual, moral e religiosa. O Padre Alfredo Pozzer foi o primeiro designado para assumir a direção do estabelecimento.

O estabelecimento funcionava em regime de internato. Os meninos achavam seu lar no Patronato onde recebiam boa assistência, alimentação, vestuário, educação moral, aula e catecismo, direção profissional, assistência médica e dentária. Encontravam horários e disciplina. Dispunham ainda de tempo para estudo, esporte, trabalho, aula, oração e passeio. Um aspecto muito presente foi a formação profissional. Aprender algum ofício. As duas primeiras oficinas que funcionaram no Patronato foram Sapataria e Alfaiataria, ministradas pelo Sr. Tertuliano Zanchi. Nos anos seguintes foram surgindo outros cursos como: Marcenaria, Mecânica Geral, Eletricidade e Tipografia entre outros.

No ano de 1961, com a necessidade de aprimorar a formação e a preparação dos jovens para o trabalho - foi criado o Ginásio Industrial que previa a formação escolar com ênfase no ensino profissionalizante. O dia 28 de abril foi a data em que a Instituição recebeu o Parecer 25/26 do Conselho Estadual de Educação/RS autorizando o funcionamento do Ginásio Industrial. Desde então, essa tornou-se a data do aniversário da Instituição.  

Nestes 60 anos história, muitas mudanças ocorreram. A estruturação do Ensino em nível nacional foi sendo alterada e a Instituição sempre buscou adaptar-se aos parâmetros nacionais preservando suas características originárias como a formação integral e humanizadora. Com o passar do tempo novos níveis de ensino foram sendo implementados, como por exemplo o credenciamento do Ensino Médio em 2012.

Muitas pessoas participaram da construção desta história. Alunos, professores, diretores, sacerdotes, colaboradores e famílias. A credibilidade e o reconhecimento social do Colégio Pallotti atualmente é consequência do protagonismo de diversas gerações.

Atualmente o Colégio Pallotti atua na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Tem como finalidade desenvolver uma educação baseada em princípios éticos e valores morais, sob o horizonte palotino, que se processe através do exemplo, do diálogo e da compreensão, proporcionando ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades para sua autorrealização, o exercício da cidadania o prosseguimento dos estudos.

À luz dos princípios fundacionais, busca-se oportunizar ao educando e ao educador o crescimento integral, através da experiência interdisciplinar e comunitária; incentivando a valorização da vida, em busca de uma cultura de paz e solidariedade.

Ao completar 60 anos de existência acreditamos que o sentimento de toda comunidade escolar é de gratidão. Agradecer pelo empenho e dedicação de tantas pessoas que doaram seus dons e seu precioso tempo na construção desta história. Também agradecer aqueles que hoje tem a missão de continuar a história como professores, equipe de gestão e colaboradores. Por fim, nossa gratidão aos alunos e familiares que continuam confiando em nossa proposta pedagógica.

Parabéns a toda comunidade escolar do Pallotti – Colégio Antônio Alves Ramos! Que São Vicente Pallotti continue nos abençoando a fim de que façamos da Educação uma arte na promoção e edificação da vida!

.........................

 

Continue acompanhando os nossos canais de comunicação para saber mais sobre as atividades comemorativas do mês de aniversário do Colégio.

 

 

Publicado em: 07/04/2021

< Voltar

MAIS NOTÍCIAS