ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio corresponde à etapa final da Educação Básica e caracteriza-se pelo fim do processo de escolarização.

Neste nível de ensino, buscamos trabalhar, de forma mais intensa, a autonomia e o protagonismo dos estudantes; preparando-os da melhor maneira possível para os horizontes acadêmicos e profissionais futuros; conforme o escopo do Novo Ensino Médio, regulamentado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante os três anos que compreendem esse nível de ensino, nossos alunos irão adquirir novos conhecimentos a partir do sistema de ensino pH, que possui metodologia dinâmica e integrada; que possibilita aos estudantes aprenderem de diversas formas, colocando os conteúdos em prática dentro e fora de sala de aula.

Além disso, como diferencial, durante o 3º e último ano de ensino básico, o material didático do pH possui a revisão de todos os conteúdos abordados nos anos anteriores desse nível de ensino. O objetivo é relembrar e preparar os estudantes para provas como a do Enem e dos Vestibulares.

O Novo Ensino Médio traz a Formação Geral Básica, comum a todos os estudantes e os Itinerários Formativos. Estes são um conjunto de disciplinas que correspondem à parte flexível do currículo, em que os alunos podem escolher a área do conhecimento que desejam aprofundar, de acordo com a área que possuem maior afinidade.

A partir de conversas realizadas com os alunos do 9º ano, bem como da aplicação de um questionário, os estudantes têm a possibilidade de escolher a área que mais se identificam. Até o momento, em nossa escola os Itinerários oferecidos foram Linguagens e Ciências da Natureza.

As disciplinas obrigatórias complementam a formação dos alunos e os auxiliam a compreender mais sobre o mundo em que vivemos e os prepara para os desafios futuros, dentre estas possuímos os componentes curriculares de Educação Financeira e Projeto de Vida.

Itinerário de Linguagens

Esse itinerário possui o objetivo de aprofundar os conhecimentos na área de Linguagens e suas Tecnologias por meio dos seguintes componentes: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.

Os estudantes desenvolvem conhecimento sobre seus sentimentos, interesses, capacidades intelectuais e expressivas, além de ampliar e aprofundar seu vínculo social e afetivo, refletindo sobre a vida e o trabalho que gostaria de ter, a partir da produção de diversos materiais autorais relacionados à área, além de incentivar a produção textual dos jovens.

Itinerário de Ciências da Natureza

Esse itinerário possui o objetivo de aprofundar os conhecimentos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias por meio dos seguintes componentes: Biologia, Física e Química. Os alunos dedicam-se a estudar as temáticas Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo.

Os conhecimentos conceituais associados a essas temáticas constituem uma base que permite aos estudantes investigar, analisar e discutir situações-problema que surjam de diferentes contextos socioculturais, podendo reelaborar seus próprios saberes relativos a essas temáticas, bem como reconhecer as potencialidades e limitações da área.

Projeto de Vida

A disciplina busca auxiliar os estudantes a se conhecerem a fim de construírem seus projetos de vida, seguirem seus sonhos e objetivos. Tudo isso por meio do trabalho realizado com os alunos a partir do autoconhecimento e das possibilidades de profissões existentes no mercado de trabalho. E, assim, entendendo e formulando seus desejos para o futuro.

Durante o ano, os educandos têm a oportunidade de conhecer e compreender como funcionam as instituições de ensino superior e o mercado de trabalho na área comercial e industrial.

A disciplina de Projeto de Vida possibilita que os estudantes se identifiquem como seres humanos protagonistas da sociedade do futuro e compreendam a necessidade de pensar o social, acolhendo e ajudando ao próximo.

Educação Financeira

A disciplina é voltada a ensinar e conscientizar os jovens sobre a importância do planejamento financeiro a fim de que o aluno possa desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro, podendo tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo.

O objetivo é que os nossos estudantes saibam como administrar suas finanças de forma segura, além de consumir conscientemente, prevenir fraudes, fazer gestão de gastos, melhorar a qualidade de vida e muito mais.

A disciplina também possibilita que os nossos educandos sejam desafiados a elaborar e apresentar atividades baseadas em trabalhos de nível superior, preparando-os para os desafios que encontrarão mais à frente.

Coordenadora pedagógica:

Claudia Vieira